Pesquisar este blog

domingo, 7 de novembro de 2010

Construções Históricas e Arquitetura de Santarém

Antigo Teatro Vitória
O Teatro Vitória teve sua construção iniciada a 5 de maio de 1895, sendo inaugurado a 28 de junho de 1896. O autor da planta foi o engenheiro francês Maurice Blaise, sendo sua lotação de aproximadamente quinhentos espectadores. A obra do teatro foi feita graças ao Clube Dramático Santareno e, através de sócios amadores e contribuintes, a mesma foi sendo mantida.
Em 1917, na administração do intendente Oscar Barreto, o Teatro Vitória sofreu uma restauração ganhando novo mobiliário. Em 1925 e 1933, com o intendente Joaquim Braga e o prefeito Ildefonso Almeida, respectivamente, o Teatro voltou a ser restaurado sem contudo sofrer alterações em sua arquitetura original. Entretanto, em 1965, sob a alegação de suas más condições, o Teatro foi totalmente descaracterizado de suas formas originais e, desde então, passou a ser utilizado para outros fins, como Câmara Municipal e, atualmente, Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

Está situada na Praça Monsenhor José Gregório, no centro da cidade.
A primeira Igreja de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1661, de taipa, no Largo do Pelourinho, onde era o centro da Vila, hoje Praça Rodrigues dos Santos. No centenário da fundação de Santarém, em 1761, deu-se início a construção de uma nova matriz. A edificação da igreja sofreu, ao longo do tempo, restaurações e modificações em sua arquitetura original.

Solar do Barão de Santarém

Localiza-se no centro da cidade, à Rua Senador Lameira Bittencourt., antiga Rua dos Mercadores, e pertenceu ao Barão de Santarém, título agraciado pelo Imperador D. Pedro II em 1871 ao Sr. Antônio Pinto Guimarães pelos relevantes serviços prestados à Província do Pará. Trata-se de um prédio da época colonial com 3 (três) pavimentos distintos, sendo que as instalações térreas destinavam-se ao comércio, e/ou aos aposentos de empregados, escravos e viajantes, cujo acesso à rua se dá através de seis portas simples e largas, além de uma porta principal. O segundo e terceiro pavimentos eram destinados aos aposentos do proprietário e de sua família. A fachada deste prédio descreve uma mistura de estilos. Sua cor original, como se pode ver atualmente, é amarela (ocre), com detalhes brancos, com portas e janelas verdes.



Solar do Barão de São Nicolau

Localiza-se no centro da cidade, à Av. Senador Lameira Bittencourt, situado ao lado do Solar do Barão de Santarém.
O prédio, pertenceu a um rico comerciante da época que se intitulava "Barão de São Nicolau" (talvez para demonstrar seu poder e importância econômica). Possui 2 (dois) pavimentos tendo o térreo, desde sua construção até os dias atuais, servido de comércio. Na frontaria do segundo andar, é vislumbrado entre os dois arcos das janelas um raro relógio de sol, sendo o único existente na cidade.
Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Este Artigo