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terça-feira, 14 de setembro de 2010

A Internet é um lugar de autoria ou de plágio?

A WEB 2.0, relacionada à segunda geração da WEB, representa um ambiente mais dinâmico pelo significativo avanço no grau de interatividade e, conseqüentemente, nas possibilidades de troca de informações e de colaboração.
Neste ambiente, os usuários podem contribuir e participar ativamente na organização e elaboração do conteúdo disponibilizado na rede, o que gera uma mudança significativa.
Na primeira geração da WEB, os usuários tinham acesso a um conteúdo estático que poderia apenas ser visto e lido e a comunicação com os responsáveis pelo conteúdo dava-se, quando viabilizada, por e-mail.
Na WEB 1.0 os sites funcionam como folhetos virtuais, em que o usuário vai e ‘pega’ algo. Na WEB 2.0, o usuário pode também deixar algo. Não ocorre apenas ‘download’, mas também ‘upload’. (VALENTE E MATTAR, 2007, p.86). 
Podemos caracterizar a WEB 2.0 pelo dinamismo de suas interfaces, em contraposição às páginas estáticas da WEB 1.0.
A WEB 2.0 representa uma mudança de conceito, pois a internet passa a ser vista e utilizada como uma plataforma com um conteúdo dinâmico (atualizável), aberta a participação dos usuários.
Nesse contexto, abrem-se possibilidades para a autoria e co-autoria, pois um espaço antes de recepção, que limitava emissores e receptores á troca de mensagens, abre-se a interação, na medida em que permite relações recorrentes que configuram um processo dialógico.
O processo de autoria desperta a capacidade de leitura dos alunos e professores, tornando-os mais capazes de lidar com a mídia. Além disso, a apresentação pública de sua criação  tende  a trazer uma compreensão melhor do processo de construção do conhecimento e, também, de um senso de responsabilidade e compromisso ético para os autores.
Por meio das ferramentas de autoria, os professores podem desenvolver conteúdos de aprendizagem de modo significativo e interativo.
   Com relação ao acima exposto podemos afirmar que com a criação da WEB 2.0 a internet passou a ser um ambiente colaborativo, dinâmico não havendo mais espaço para o plágio, pois a interatividade presente permite ao usuário criar e recriar conteúdos de forma critica conjuntamente com outros usuários, através de plataformas de interatividade proporcionada pela WEB 2.0. Nesse sentido os conteúdos passaram a ser totalmente abertos para serem comentados criticamente e, em alguns casos, sofrerem alterações no intuito de aperfeiçoá-los. Nesse ínterim a internet passou de um ambiente estático, individualista, para um ambiente cooperativo, dinâmico, colaborativo, onde não haverá somente um autor do conteúdo postado, mas co-autores, minimizando dessa forma a incidência de plágio na WEB.


Referencias:  

Projeto pedagógico utilizando ferramentas de autoria, texto do e-proinfo. 2010.
VALENTE E MATAR, 2007, P. 86. In texto do e-proinfo. 2010